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Marco conceitual

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Mensagem por cassiogc Sex Mar 21, 2014 8:45 am

No geral o documento traz uma visão muito aberta e propositiva, embora com alguns "equívocos" conceituais:

- acessibilidade universal:a acessibilidade sempre é total, não existe "meia acessibilidade" ou "acessibilidade parcial". É muito confundida com o Desenho Universal.
- igualdade de condições para todos os indivíduos: um conceito debatível. Qual é realmente o tipo de igualdade? Há uma certa dificuldade em se aceitar as diferenças. A acessibilidade traz como premissas a autonomia e segurança e a equiparação de oportunidades. A igualdade em ser independente, não necessariamente nas condições. A fruição de um cadeirante é diferente da de um hemoplégico, de um surdo, de um cego.
- a acessibilidade cultural tem se direcionado muito ao "visitante'.
- a acessibilidade cultural contempla os seguintes tipos de acessibilidade: física, sensorial, intelectual, econômica, emocional, à esfera de decisões, à informação. Importante ressaltar a participação das pessoas nos processos de elaboração e implantação de programas de acessibilidade cultural. Uma premissa do movimento das pessoas com deficiência é "nada sobre nós, sem nós".
- entender a acessibilidade em campo ampliado, num termo muito interessante que tem sido utilizado para fazer não se restringir às
pessoas com deficiência: pessoas com suas diferenças. Todas aquelas não comumente contempladas nos programas de formação de público (produção e fruição) como as pessoas com deficiência, com necessidades especiais, situação social desfavorável, idosos, crianças, provenientes de regiões periféricas, pessoas que não dominam a língua/linguagem, de diferentes etnias, imigrantes, turistas, outros.
- entender a acessibilidade cultural como garantia ao direito de acesso à cultura e também como importante ferramenta de comunicação horizontal que beneficia a todos os públicos, principalmente em meio à crise da visibilidade cultural.

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Mensagem por Admin Seg Mar 24, 2014 3:07 pm

Olá Cássio, são muito interessantes os pontos que levantou, ampliando a discussão sobre o conceito de “acessibilidade”!!
Espero que logo você tenha companhia para que os debates tenham início!!
Vamos nos falando por aqui!!
Abs,
Marcella

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Mensagem por Márcio Otávio Ferreira Pe Seg Mar 24, 2014 4:51 pm

Olá Cassio,

Também gostei muito das pontuações colocadas. Concordo com a Marcella, acho que os pontos mencionados ampliam bem a discussão. Tenho iniciado meu estudo pela ideia de acessibilidade atitudinal. Vou voltar ao documento preliminar PNEM para contribuir de forma mais consistente à discussão iniciada.

Abraços,
Márcio

Márcio Otávio Ferreira Pe

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Mensagem por cassiogc Sex Mar 28, 2014 10:11 am

Sim, e é uma das maiores barreiras. O fato é que todas as ações derivam do fato de perceber e reconhecer essas pessoas bem como nosso potencialidade em se tornar uma pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. Historicamente as pessoas com deficiência foram excluídas, marginalizadas e em alguns momentos até mesmo dizimadas. O histórico de terminologias nos aponta isso...

1500-1900 - Inválidos:indivíduo sem valor, fardo, inútil. Termo usado na literatura, mídias, leis e instituições.

1901-1960 - Incapacitados: pessoas que se tornaram deficientes nos pós Guerras Mundiais. Nos EUA alavancou o pensamento a respeito da inserção dessas pessoas na sociedade, no primeiro movimento, o da Integração Social, nos anos 60. Nesse modelo, o indivíduo tinha que superar suas dificuldades para ser inserido socialmente. Nos anos 80, o modelo evolui para o vigente, da Inclusão Social, na qual o ambiente é que é deficiente e precisa se adequar para incluir as pessoas.

1960-1980 - Defeituoso, excepcional e deficiente: defeituoso=deformidade, excepcional=deficiências mentais, deficiente=física, auditiva, visual. Reforço da deficiência, não das limitações.

1981-1972 - Pessoas deficientes: 1981 - Ano Internacional das Pessoas Deficientes - ONU. O termo pessoa usado para igualar tanto os direitos quanto a dignidade.

1988-1993 - Portador de deficiência: era alegado que "pessoa com deficiência" considerava o indivíduo deficiente em sua totalidade. Portar uma deficiência seria considerado um detalhe, um valor agregado. Mas portar também traz em si o caráter transitório, como "portar uma arma", "portar um objeto", algo que pode ser colocado e retirado.

1990-1994 - Portadores de necessidades especiais:dificuldades vinculadas tanto a deficiências como não vinculadas a uma causa orgânica.

1994 - Pessoas com deficiência: Declaração de Salamanca - educação inclusiva, não restrita às pessoas com deficiência, mas a todas as pessoas com necessidades especiais.

Hoje - Pessoas com deficiência: Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência (ONU-2003). Não esconder a deficiência, mas mostrá-la com sua dignidade e realidade, valorizar as diferenças, encontrar medidas para eliminar restrições de participação.

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Mensagem por cassiogc Seg Mar 31, 2014 8:30 am


Sobre acessibilidade atitudinal
"Dicas de Relacionamento com as pessoas com deficiênica"
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/pessoa_com_deficiencia/dicas.PDF

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Mensagem por cassiogc Ter Abr 01, 2014 8:37 am

“Quando uma pessoa com deficiência está em um ambiente acessível,suas atividades são preservadas, e a deficiência não afeta suas funções. Em uma situação contrária, alguém sem qualquer deficiência colocado em um ambiente hostil e inacessível pode ser considerado deficiente para esse espaço”, Silvana Cambiaghi, 2007.

- Deficiência: perturbação no nível orgânico, alteração temporária ou permanente, comprometimento psicológico, fisiológico ou anatômico.

- Incapacidade: perturbação no nível da própria pessoa. Consequência da deficiência no desempenho e atividades funcionais do cotidiano.

- Desvantagem: perturbação a nível social. Prejuízo que o indivíduo experimenta em sua integração com a sociedade devido à deficiência e às incapacidades decorrentes.

Acho que falar em acessibilidade cultural traz muito a questão da desvantagem, em pontos de barreiras arquitetônicas, atitudinais, emocionais e de conteúdo. Ressalta mais do que nunca o lugar do educativo em espaços culturais como colaborador, não executor. Alguns manuais de expografia acessível, como o do Smithsonian deixam isso evidente, mesmo que de forma não intencional; essa espécie de "expografia educativa", que pensa na diversidade de público, de abordagens de conteúdo e de apropriação. Toda expografia deveria se ater a isso em geral mas não é o que ocorre e o que se reproduz é um "não sei do que falo" para um "não entendo o que dizem", ruídos comunicacionais permanentes em espaços de cultura. A acessibilidade cultural deixa isso muito evidente e claro: não há como ignorar o público, não há como ignorar o papel da mediação.

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Mensagem por Admin Seg Abr 14, 2014 10:47 am

Olá Cássio,
Bacana compartilhar este histórico dos conceitos, pois eles são norteadores de políticas e fundamentais para vislumbrarmos como a questão da acessibilidade foi (ou não) trabalhada ao longo os tempos.
E não é só uma questão de nomenclatura, mas a forma como as pessoas com deficiência são vistas e tratadas.
Valeu por contribuir com a discussão, o seu eixo é o único que avançou dentre os eixos da RIMC!!
Abraços,
Marcella

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Mensagem por cassiogc Ter Abr 15, 2014 9:33 am

Sobre tecnologias assistivas.

"Ação 2.1.2: Desenvolver métodos de comunicação que possam atingir a todos, como legendas, audioguias e palmtops, sem desviar a atenção do acervo, complementando informações existentes".

Interessante ressaltar a necessidade de se criar uma comunicação horizontal. Quando se fala em acessibilidade, comunicação e tecnologias assistivas, muito enfoque se tem dado aos aparatos, sobretudo os tecnológicos, que embora muito importantes, nem sempre efetivamente funcionam ou trabalham ainda reforçando a ideia de "complementar", "traduzir", "equiparar". Claro que essas designações devem ter seus lugares, mas uma nova comunicação deve ser criada, não somente para pessoas com necessidades especiais, mas para o público em geral. Na verdade há que se caminhar para um modelo que em haja somente "público", independente de seu caráter. O público dito "normal" tem encontrado uma comunicação ainda muito pobre e limitadora se pensarmos por exemplo nas potencialidades da sinestesia e cinestesia e da crise da visibilidade. Outro ponto é o "desvio do acervo", já afastado das pessoas com deficiência em termos de curadoria, expografia e conservação/restauração. É função do educativo dar conta disso?

Esse vídeo é do "Hands On Search", no Japão, e traz essa questão.

https://www.youtube.com/watch?v=xQx6YeoKVwU


cassiogc

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